19 de mar. de 2014

As crônicas de Nárnia – C. S. Lewis

 

cslewis      Considero importante conhecermos, mesmo que pouco, acerca dos escritores. Assim, Clive Staples Lewis, que nasceu e morreu no Reino Unido (1898-1963), conhecido como C. S.. Lewis, cultivou em sua vida diversidade de de talentos, tais como:  romancista, poeta, acadêmico, dentre outros.
Sua célebre obra, ou que é mais conhecida, chama-se “As crônicas de Nárnia” em sua totalidade, mas esta é formada por sete livros chamados respectivamente por: O sobrinho do mago, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, O cavalo e seu menino, Príncipe Caspian, A viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de prata e  A última batalha.

ascronicas      A sequência dos livros representa a criação de Nárnia e vários estágios desta até seu “fim”, as aventuras têm crianças como protagonistas. Gostei da leitura, há questões filosóficas e religiosas; não considero como um conjunto de histórias só para crianças, mas para o público leitor em geral. 

        Li através do volume único (e edição ilustrada com 751 páginas) publicado pela editora Martins Fontes. Algo que me propus refletir foi a linguagem utilizada na tradução sendo bastante acessível e com termos atualizados usados pelo público alvo em questão, infanto-juvenil. Futuramente, pretendo relê-los no original  tanto para realizar contraste e atualizar as diversas relações que passaram despercebidas na primeira leitura de Nárnia.

         O volume conta ainda com artigo de C. S. Lewis chamado “Três maneiras de escrever para crianças”. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário