Sobre a Leitura - Marcel Proust
Marcel Proust (1871-1922) nasceu e morreu nas terras francesas, seu nome é conhecido pela publicação de Em busca do tempo perdido*, conjunto de sete livros que busca pela descrição a apreensão do tempo, portanto sem a presença de uma única temática. Além do mais, a maravilha destes tomos também consiste pela grande conquista de leitores e reconhecimento entre as maiores obras da literatura mundial.
![]() |
Capa |
Exemplificando com o primeiro trecho do prefácio:
"Talvez não haja na nossa infância dias que tenhamos vivido tão plenamente como aqueles que pensamos ter deixado passar sem vivê-los, aqueles que passamos na companhia e um livro preferido." p.9
![]() |
Contra-capa |
Assim, descreve em ricos detalhes os momentos que estava lendo O capitão Fracasso, de Theophile Gautier, principalmente nas férias, divididos em antes do almoço, pós-almoço e até as últimas horas da noite.Após esse discurso memorialístico Proust explicar por que o utilizou e cita suas leituras e influências que o levaram a ir em busca de conhecer cada vez mais escritores e todas as obras dos seus favoritos, para o fim de apreender a totalidade de seu pensamento. O prefácio apresenta ainda diversas questões ligadas a literatura, aos leitores, arte, bibliotecas e memória; ótima escolha de leitura.
PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Trad.Carlos Vogt. - Pontes Editores, Campinas, SP. 5°ed - 2011.
*Livros em ordem de publicação. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Em_Busca_do_Tempo_Perdido)
- Du côté de chez Swann (No caminho de Swann 1913)
- À l'ombre des jeunes filles en fleurs (À sombra das raparigas em flor, 1919, recebeu o prémio Goncourt desse ano)
- le Côté de Guermantes (O caminho de Guermantes, publicado em 2 volumes de 1920 e 1921)
- Sodome et Gomorrhe (Sodoma e Gomorra, publicado em 2 volumes em 1921-1922)
- la Prisonnière (A prisioneira, publicado postumamente em 1923)
- Albertine disparue (A Fugitiva - Albertine desaparecida, publicado postumamente em 1927) (título original: La Fugitive)
- le Temps retrouvé (O tempo reencontrado, publicado postumamente em 1927)
Nenhum comentário:
Postar um comentário