24 de out. de 2018


Noves partes constituem esse conto, cada parte está em reunida para contar sobre o estado de emoções inconstantes na vida da personagem de nome não identificado. Sabemos que a mesma sofre por amar e a cada etapa se decepciona com a espera do amado. 

O interessante são associações que a personagem principal faz referente a essa pessoa tão amada vir do mar e da mesma forma desaparecer mesmo prometendo o amor não fincado. 

Palavras como: naufrágio, navegar, mergulho, submerso, navegante, barco, rio, mar.

As divisões já referidas podem ser consideradas, ao meu ver, as etapas frágeis do amor da personagem principal por alguém denominado Ramirez (podendo ser uma marinheiro espanhol pelas referências.) 

Segue alguns apontamento que realizei durante a leitura e releitura do conto:

I)Sonho delirante com o amado, considerado como alguém impossível de se fixar em um relacionamento.
II) Ficam juntos. 
III) Separam-se. "Não sei o que fazer do que sobrou do navegante, de quem só tenho a imagem".
IV) Cita Neruda. Chama o amante. "Por onde você anda?"
V) Pensava ser o mar, mas enganou-se. "É a terra abaixo do mar, a terra à beira-mar." "Você sabe que é bem minha cara escrever  um conto pra esconder tudo que aconteceu voltar a ser uma mulher de segredos."
VI) Tentativa de produção escrita ao amor impróprio por condições. 
VII) Lamentação das escolhas como erros. "As palavras são malditas como  você."
VIII) Não há como se expressar, perplexa ao distanciamento. "Felicidade é silêncio?"
IX) Se entrega novamente, como no início. 

Em resumo do ciclo emotivo da personagem foi: amor, questionar, raiva, desabafo, entrega. Por um momento, cheguei a relacionar esse Ramirez como metáfora durante o processo de escrita; claro, essa vertente também é possível. Ou seja, a cada leitura o conto mostra uma face das diversas possibilidades. Muito bom!

_______________________________________________________________

*Sobre  Nataly Pinho Chaves

Natural de Fortaleza (CE), é professora efetiva de Língua Portuguesa do Estado, vinculada à SEDUC-CE; Professora coordenadora da Área de Linguagem e Códigos do Programa de Nacional de Educação na reforma Agrária (PRONERA), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da UFC e participa no blog "falodepoeta".



*Reprodução da Biografia - IV Coletânea de Contos

Nenhum comentário:

Postar um comentário